segunda-feira, 13 de junho de 2016

Índia e Paquistão (região da Caxemira)

 A Índia e o Paquistão eram colônias do império inglês e com a independência dessa região, após a segunda guerra mundial, surgiram esses dois Estados. Porém, as diferenças culturais e religiosas começaram a afetar diretamente a configuração politica dos dois países. Deste modo, a Índia e o Paquistão viraram rivais, pois a Índia tinha predomínio do hinduísmo e o Paquistão em sua maioria era formado por mulçumanos. Como ambos os países tinham interesses na região da Caxemira e havia divergências religiosas, a guerra foi imprescindível. Esse interesse era justificado, pois com a posse do território da Caxemira, o país obteria grande poder sobre os recursos hídricos da região, já que lá estavam localizadas as nascentes dos rios Ganges e Indo, que pertencem à Índia e ao Paquistão, respectivamente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj175Gm0kVjq5k9fgBY9r8eqZiQZGyTSg_pazljBR-ErX2n67lA6xqg7II30rlKH2KQQU0svOipIgDN4pOoiC7IegSJuMSXSMm716WdoN3sqgoSJpLB9gMw2jNvylOaF0A2Y8n9mddu1xw/s1600/caxemira_500.jpg
  Os conflitos se iniciaram em 1947 e o Paquistão obteve vantagem, conquistando grande parte da Caxemira, porém esse território era o menos populoso e menos desejado. Nos próximos dois conflitos que ocorreram a Índia ganhou vantagem, pois adquiriu posse de territórios mais produtivos e desejados da Caxemira. Em 1972 ocorreu o Acordo Simla em que foram definidos os limites territoriais. Este acordo teve em 1948 o aval da ONU, quando foi delimitada a Linha de Controle, em substituição da linha de cessar fogo.
  Atualmente a maioria da população da Caxemira é de origem muçulmana. Essa parcela da população quer se separar da Índia e se juntar ao Paquistão devido a semelhança cultural existente entre os países. Dessa forma ocorrem diversos ataques terroristas por parte dos muçulmanos contra os indianos (de maioria hindu). Ocorre, também, muita repressão por parte do exercito indiano na população muçulmana do local devido ao fato do choque entre as diferentes religiões. O governo indiano diz que a culpa dos ataques é do Paquistão, visto que esse instalou campos de treinamento terrorista no ano de 1980 para ajudar o Afeganistão da invasão da União Soviética. Além disso, afirma que existe um tráfico de armas da região paquistanesa da caxemira em direção a parte indiana o que auxilia os terroristas nos ataques. Por outro lado, o governo paquistanês diz que os terroristas são da Caxemira e praticam estes atos por conta da grande violência e opressão do governo indiano.
  O Paquistão e a Índia não fazem parte do TNP (Tratado de não Proliferação Nuclear) e isso faz com que a tensão já existente no local se intensifique, pois ambos os países tem posse de armamentos nucleares, o que pode gerar uma guerra nuclear com resultados catastróficos tanto para a Ásia quanto para o resto do mundo. Em 1998 a Índia realizou cinco testes nucleares no deserto da província do Rajasthan. Em resposta a isso, o Paquistão realizou seus próprios testes nucleares poucos dias depois. Isso serviu para demonstrar o poder que cada país tem para entrar na guerra e também foi uma forma de intimidação.
  O Paquistão ainda está determinado em adquirir a região da Caxemira, sob o argumento de que a maioria da população do local é de origem muçulmana enquanto a Índia não cede e quer manter a região. Mesmo assim, ambos os países se dizem a favor de realizar um plebiscito para saber a vontade da população, porém na realidade nenhum dos dois parecem estar dispostos a manter esse compromisso.


  Bibliografia:
Http://m.brasilescola.uol.com.br/geografia/caxemira.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Conflito_na_Caxemira
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/conflito-na-regiao-caxemira.htm


http://www.infoescola.com/historia/o-territorio-da-caxemira/

Um comentário: