domingo, 12 de junho de 2016

Irã e Iraque

   O Irã e o Iraque são duas nações do Oriente Médio que seguem a religião muçulmana. No entanto, no Iraque e a maioria dos países árabes são sunitas, que reconhecem a liderança do islamismo pelos califas e falam a língua árabe. Já no Irã, há o predominio do xiismo, a crença de que a unica liderança legítima deveria ser a linhagem de Maomé, além da sua língua ser o persa. Os regimes políticos também são bem distintos. O Iraque possui um governo de caráter ocodental e o Irã possui o Estado atrelado à religião.
   Em 1979, houve a Revolução Iraniana que transformou o Irã,  até então governado desde 1940 pelo xá Mohammad Reza Pahlevi, em um estado teocrático e aiatolá Khomeini assumiu o poder.
    Após a Revolução Iraniana, os conflitos entre Iraque e Irã se agravaram, pois Khomeini, ao assumir o poder no Irã, suspendeu as relações diplomáticas e econômicas com o Iraque e com os Estados Unidos, principalmente as relacionadas ao fornecimento de petróleo ao governo norte americano.
Saddam Hussein, que também acabara de atingir o poder no Iraque, revogou o Tratado de 1937 e criou uma aliança com os Estados Unidos para propagar uma guerra que derrubasse o regime islâmico no país vizinho, enquanto a União Soviética se aliava ao Irã para que tivesse influência no país durante a Guerra Fria, que ocorria simultaneamente.
No ano de 1980 os iraquianos invadem o Irã para a retomada do território Chatt Al-Arab e, como o Irã se recusou a ceder a região, as invasões continuaram. Em contrapartida o Irã fazia ataques contra ações de Saddam, dos EUA e contra qualquer nação que apoiasse o Iraque.
    Depois de 8 anos de guerra, a ONU propôs que fizessem as pazes, já que o conflito estava comprometendo a segurança mundial, os dois países aceitaram. Em 1988 a guerra teve fim, não ocorreram mudanças territoriais nem políticas em ambos os países, porém houve milhares de mortes e a desestabilização da economia dos dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário